A Marroquinaria

Olá à todos!

É com muita alegria e gratidão à Deus que inauguramos o nosso mais novo canal de comunicação dedicado aos nossos clientes e à todos os apaixonados pela arte do trabalho manual em couro: a Marroquinaria.

Marroquinaria é uma palavra derivada do francês maroquin ou maroc (marroquino ou marroco), que designa a atividade de preparar, moldar, transformar e esculpir a pele do couro. E este foi o termo escolhido para nomear nosso Blog que, embora não muito popular no Brasil, está presente na língua portuguesa.

Neste espaço, portanto, vamos compartilhar quinzenalmente conteúdos sobre o couro, sua história, trabalho manual, curiosidades e entrevistas com artesãos que também admiramos. 

O objetivo é promover conhecimento à respeito desta matéria-prima, as técnicas que a envolvem, e divulgar trabalhos incríveis expressos pelas mãos de artesãos ao redor do mundo. Trabalhos os quais reúnem com maestria o raciocínio, habilidade, criatividade, ponderamento, sabedoria, emoção e toda dedicação do artesão em um só produto. 

E essa sou eu, Verônica Passos, designer e artesã, a qual se dedica há mais de 10 anos à área do couro no Brasil. Comecei trabalhando como designer em uma pequena fábrica de calçados feitos à mão, e de lá pra cá abracei todas as oportunidades que Deus me deu de conhecer artesãos no Brasil e no mundo, e de aprender com eles. Aprendizado esse que não se limitou ao couro e suas técnicas, mas que gerou conversas, conselhos, e consequentemente grandes amizades.

E é com esse clima de amizade, que assim espero seja nossa troca de informações por aqui: que possamos aprender e compartilhar uns com os outros, e que com bom relacionamento, possamos contribuir para área do couro e seu patrimônio imaterial no país.

Um grande abraço,

Verônica Passos

2 comentários em “A Marroquinaria”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *